Raízes do Brasil (Nelson Pereira dos Santos - 2004)




Nelson Pereira dos Santos leva às telas a biografia de Sérgio Buarque de Hollanda. Documentário dividido em duas partes autônomas, em dois filmes independentes mas complementares, sobre a vida e a obra de Sérgio Buarque de Holanda, pensador que é uma das referências para o conhecimento da cultura e da história do Brasil, autor dos livros Raízes do Brasil e Visão do Paraíso. O filme mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que lidou com o nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento modernista no Brasil.

Parte I (76 minutos)
A partir das entrevistas com a viúva Maria Amélia, seus filhos, netos e dois amigos, Paulo Vanzolini e Antonio Candido, mostra como Sérgio tinha um lado sério e erudito e outro brincalhão. O espectador é levado à intimidade do trabalho do historiador, seu escritório sagrado, sua biblioteca e a paixão pela pesquisa que o fazia ler e escrever por horas a fio. É levado também ao seu mundo de diversão, em que se descobre um Sérgio muito gozador, que gostava de abrir a casa para os amigos, que levava uma vida boêmia e que era extremamente carinhoso com a família. Nelson Pereira procura destacar aspectos menos conhecidos de Sérgio, sua vida com os seus filhos e netos. Gravado em ambientes descontraídos, como bares, casas dos familiares e ruas do Rio, mostra que a seriedade intelectual de Sérgio está ligada à alegria, à afirmação do lado brincalhão da vida.

Parte II (76 minutos)
São os "Apontamentos para a cronologia de S." levados à tela. A pedido de Francisco de Assis Barbosa, Sérgio Buarque redigiu os fatos mais importantes de sua vida em ordem cronológica. No filme, Ana de Hollanda e Miúcha lêem os apontamentos enquanto aparecem imagens de arquivos pessoais e cenas históricas, como o carnaval no Rio de Janeiro, os anos do governo de Getúlio, o fortalecimento do Nazismo (época em que Sérgio estava na Alemanha) e a agitada vida intelectual modernista. Intercalando com a leitura dos apontamentos, Silvia Buarque lê trechos de Raízes do Brasil e Zeca Buarque, outros textos de Sérgio.

- Raízes do Brasil é dividido em duas partes, cada uma com 70 minutos de duração.

- Na 1ª parte são exibidas entrevistas com familiares e amigos de Sérgio Buarque de Hollanda, que revelam sua intimidade. Já na 2ª parte são mostrados os principais fatos da vida de Sérgio em ordem cronológica, com imagens de arquivo e trechos de seus livros sendo lidos por Sílvia Buarque e Zeca Buarque.

- Foi exibido pela primeira vez no auditório da Petrobras, no Centro, reunindo membros da família do escritor, como a cantora Miúcha, sua filha.

- O diretor travou dura luta por três anos para conseguir recursos para o projeto.


Principais entrevistas ("elenco")
Sérgio Buarque de Hollanda
Chico Buarque
Sílvia Buarque
Miúcha
Maria Amélia
Cristina Buarque
Zeca Buarque
Ana de Hollanda
Maria do Carmo de Hollanda
Sergito
Alvinho
Antônio Cândido
Paulo Vanzolini


Este belo documentário se acha fortemente ameaçado. Peço que não alterem a nomenclatura. Pois, como já foi dito, exaustivamente, ela não se presta a ser bonitinha. Se destina, tão somente, a incluir palvras chaves que possam facilicar a localização de um arquivo numa rede de mais de vinte milhões deles. Após terminar de baixar, retire uma cópia sua e renomeie ao seu gosto, deixe a outra semeando. No fundo, de nada adianta deixar sua pasta de compartilhamento completamente vazia se, de qualquer modo, outro usuário sempre estará baixando algum arquivo seu. Não tem como, é p2p!!! Portanto, escolha os arquivos mais ameaçados para semear. Forte abraço. Ajude o blog e o p2p. Afinal, são eles que pensam em você. Você também deveria se importar com eles. Nem que fosse minimamente, como neste caso.